Você sabe o que é ergonomia organizacional?
Sabemos que a ergonomia é o estudo da relação entre as pessoas e o trabalho.
A ergonomia dentro da organização é considerada macro ergonomia, ou seja, inclui todos os aspectos da organização, incluindo: ambiente de trabalho, métodos de trabalho, fatores humanos, tecnologia e ferramentas.
Portanto, a ergonomia organizacional é definida como a busca pela melhoria das condições de trabalho no âmbito organizacional, contemplando os seguintes objetos:
- Sistema sociotécnico;
- Estrutura organizacional;
- Cultura do grupo;
- Clima organizacional;
- Comportamento humano na organização;
- Comunicação;
- Trabalho em equipe;
- Moral;
- Satisfação;
- Gestão de turnos;
- Supervisão;
- Gestão de trabalho;
- Recursos Humanos.
Objetivo da ergonomia organizacional
Entendemos que, neste amplo escopo, a ergonomia é composta por elementos organizacionais, ao invés de elementos tangíveis e práticos relacionados ao ambiente de trabalho, a partir daí, você pode delinear os objetivos.
O objetivo geral da ergonomia organizacional é melhorar as condições gerais de trabalho:
- Aumente a satisfação,
- Evite acidentes de trabalho;
- Evite erros;
- Reduz a fadiga;
- Promova a motivação
- Melhorar o clima organizacional.
Muitas dessas necessidades se devem ao fato de os próprios funcionários mostrarem áreas a serem melhoradas, ou seja, reclamações, altos índices de acidentes, altos índices de erros, problemas interpessoais, faltas excessivas, demissões, conflitos etc.
Ergonomia Organizacional no Trabalho
Muitas pessoas confundem o termo “organização” com o conceito de “trabalho”, os dois estão intimamente relacionados, mas não são sinônimos.
Organização é tudo o que constitui uma empresa, desde objetos físicos a outros elementos intangíveis, que constituem a cultura que toda empresa possui.
Por outro lado, o conceito de trabalho não é tão amplo, pois se refere às atividades realizadas pelos colaboradores, bem como aos objetivos a serem alcançados por meio dessas atividades, às ferramentas utilizadas para a execução e ao ambiente em que o trabalho é realizado.
Portanto, a ergonomia organizacional no trabalho visa melhorar as condições organizacionais que têm impacto no trabalho, o que significa que quando a ergonomia está na organização, existem melhores condições de trabalho.
Além disso, devido à macro ergonomia, os indivíduos são considerados integrantes de uma equipe de trabalho, ou seja, os trabalhadores são considerados pessoas sociais afetadas pela emoção e pela sociedade, o que torna a organização mais humana.
Importância da Ergonomia Organizacional
Quando há ergonomia organizacional eficaz, haverá uma série de mudanças no ambiente da organização como um todo e em todos os níveis, desde funcionários operacionais até gerentes, bem como clientes, fornecedores, parceiros e sociedade.
Portanto, a ergonomia dentro da organização permite o desenvolvimento de competências, habilidades e condições de trabalho, os quais permitem várias melhorias:
- Aumentar a produtividade;
- Aprovação pública;
- Melhorar a imagem da empresa;
- Qualidade de vida no trabalho;
- Resolva os conflitos o mais rápido possível;
- Evitar acidentes e riscos no ambiente de trabalho;
- Reduzir/eliminar fatores de risco para doenças relacionadas ao trabalho;
- A persistência de funcionários, gestores e clientes na cultura.
Em suma, a ergonomia organizacional é muito importante, para isso a empresa deve ter profissionais dedicados para implementar a ergonomia em sua organização.
Gostou desse conteúdo?
Para mais informações sobre SST, continue navegando pelo nosso blog para mais conteúdos como esse.
Nos acompanhe também pelas redes sociais (Facebook e Instagram).