Você Sabe o que é Ergonomia Cognitiva?
Cognição é entendida como um conjunto de processos mentais, incluindo: memória, raciocínio, atenção, atenção, percepção, inteligência, emoções etc.
Essas são as principais preocupações da ergonomia cognitiva, pois são processos intimamente relacionados ao trabalho.
Portanto, o termo é usado para se referir ao tipo de ergonomia que visa alcançar melhorias no trabalho para prevenir e aumentar a conscientização dos funcionários, esses processos psicológicos são essenciais, incluindo a segurança no emprego.
O propósito da ergonomia cognitiva
Há algum tempo, a cognição ainda não era discutida como foco da ergonomia.
As empresas mais recentes e inovadoras de hoje entendem que a ergonomia cognitiva pode alcançar outros tipos de ergonomia que não podem ser alcançados sem ela, a saber, este tipo ergonômico tem uma grande contribuição para a qualidade de vida no trabalho.
A partir daí, podemos listar alguns desses objetivos:
- Preste atenção;
- Reconhecer e melhorar a curva de atenção;
- Melhorar a memória;
- Melhore a atividade mental;
- Promover o conhecimento;
- Identifique o tipo de inteligência;
- Promova a inteligência emocional;
- Mantenha a saúde física e mental.
Ergonomia cognitiva no trabalho
A ergonomia cognitiva é aplicada ao trabalho por meio de várias intervenções, tais como:
Processo de recrutamento e seleção:
- Realizar avaliações psicológicas para analisar habilidades de atenção, memória, inteligência e raciocínio por meio de testes apropriados;
Treinamento e desenvolvimento de pessoal:
- Novas habilidades, aprendizados e atitudes podem ser adquiridos no plano de desenvolvimento de talentos;
Organização do tempo:
- Avalie a curva de atenção, ou seja, após um determinado horário da jornada de trabalho, a atenção tende a diminuir, sendo necessário descansar por um período de tempo para restaurar o nível de atenção ao pico;
Ginástica Laboral:
- Esta atividade física estimula certos hormônios, melhorando assim a memória, o humor e a concentração;
Organização do ambiente de trabalho:
- O ambiente físico tem grande influência na desatenção, ou seja, não deve haver estímulos que distraiam os funcionários ou mesmo causem estresse neste local;
Outros tipos de ergonomia:
- Os humanos são integrados de maneiras diferentes, então outros tipos de ergonomia (tecido e física) acabarão afetando o processo cognitivo, por exemplo: a falta de conforto e segurança no trabalho afeta diretamente a concentração.
A importância da ergonomia cognitiva
A combinação de atenção e concentração é talvez uma das questões mais preocupantes da ergonomia cognitiva, pois essas estruturas são essenciais para melhorar a produtividade e evitar a fadiga e o cansaço.
Além disso, a atenção ajuda a prevenir acidentes de trabalho porque os funcionários entendem os riscos, procedimentos e ferramentas.
Além disso, a inteligência emocional também é valiosa porque evita conflitos, estresse, depressão, enfim, evita a causa do sofrimento emocional, reduzindo o absenteísmo, atrasos e absenteísmo.
Por sua vez, a memória ajuda a melhorar o desempenho nas tarefas, pois evita que os funcionários busquem sempre as mesmas informações, ou seja, torna o trabalho mais eficaz (menos esforço e tempo, mais resultados), e além disso, a memória está relacionada ao aprendizado, o que ajuda no crescimento profissional.
Em suma, a importância da ergonomia cognitiva está nos benefícios que proporciona aos colaboradores e à empresa, ou seja, aumento da produtividade, redução do desgaste emocional, crescimento pessoal, redução de rotatividade, absenteísmo, melhoria do relacionamento interpessoal, prevenção de acidentes de trabalho etc.
Gostou desse conteúdo?
Para mais informações sobre SST, continue navegando pelo nosso blog para mais conteúdos como esse.
Nos acompanhe também pelas redes sociais (Facebook e Instagram).