Como Implantar um Sistema de Gestão Ambiental na Sua Empresa?
O sistema de gestão ambiental foi estabelecido pela NBR ISO 14001, que faz parte de um conjunto de normas ISO 14000. A ISO 14001: 2015 visa controlar os processos da empresa e sua relação com o meio ambiente.
Portanto, a norma abordará as questões de risco, melhoria contínua, prevenção de acidentes e redução do impacto ambiental causado pelas operações da organização.
Como implementar esse sistema na sua empresa?
Para implementar o sistema de gestão ambiental, todos os departamentos da empresa devem ser consistentes com os objetivos desse sistema de gestão.
A base do método de apoio ao SGA é baseada no conceito de PDCA (planejar, executar, avaliar e agir).
O PDCA é uma ferramenta de gestão que visa priorizar o planejamento de processos e a avaliação criteriosa, a fim de tirar conclusões e implementar ações de melhoria ambiental.
Na fase de planejamento (P)
- O gestor ambiental deve identificar as etapas do processo que podem causar impactos ambientais, traçar fluxogramas, escopos e diagramas de interface, estabelecer indicadores ambientais que precisam ser monitorados e quantificar suas operações.
Na fase de ação (D)
- O gestor ambiental deve implementar as melhorias propostas para que o processo alcance seus objetivos, que estarão refletidos nas metas dos indicadores.
Na fase de medição (C)
- O gestor ambiental verificará se as medidas são eficazes ou se novas melhorias são necessárias para atingir os objetivos ambientais propostos.
Na fase de ação (A)
- O gestor ambiental implementará as medidas de melhoria recomendadas e avaliará se a meta foi alcançada.
Se for assim, o ciclo é reiniciado com a nova meta de melhoria, caso contrário, o ciclo é reiniciado com a meta previamente estabelecida e são feitas correções com os resultados obtidos no processo.
Desta forma, o PDCA garante a implementação da melhoria contínua.
Portanto, o sistema de gestão ambiental é um modelo de gestão estratégica para reduzir o impacto ambiental das atividades corporativas.
Gostou desse conteúdo?
Para mais informações sobre SST, continue navegando pelo nosso blog para mais conteúdos como esse.
Nos acompanhe também pelas redes sociais (Facebook e Instagram).