A importância do diagnóstico ambiental
Você sabe qual é o impacto da sua empresa no ambiente atual?
Você sabe qual é a melhor forma de ter consciência ambiental e proteger a flora, a fauna e a cultura de sua região?
Esse tipo de questionamento é cada vez mais relevante para a sociedade, afetando diretamente a imagem pública da empresa e a aceitação dos clientes.
Uma boa solução para responder a essas perguntas é usar o diagnóstico ambiental, com foco no compromisso de sua empresa com seu ambiente operacional.
Quer aprender mais sobre este tópico? Portanto, continue lendo e descubra!
Afinal, o que é diagnóstico ambiental?
O diagnóstico ambiental faz parte do estudo de impacto ambiental, no qual são determinados os recursos utilizados pela empresa e o seu impacto no meio ambiente (positivo ou negativo).
Ele leva em consideração todo e qualquer dano que o empreendimento possa causar, e deve ser feito na fase de planejamento, antes mesmo do início da construção e das atividades.
Qual é a utilidade do diagnóstico ambiental?
O principal objetivo do diagnóstico ambiental é verificar se uma empresa consegue realizar suas atividades sem agredir o meio ambiente, ou, se isso acontecer, quais medidas devem ser tomadas para reverter ou aliviar a situação.
A ideia é fazer com que a empresa e o meio ambiente atuem juntos sem agredir o meio ambiente.
Isso pode ser considerado uma das etapas mais caras na pesquisa de impacto ambiental e requer um bom planejamento por parte dos empresários, essa é uma forma de mostrar que a empresa é responsável pelo meio ambiente.
Como esse diagnóstico é feito?
Além do impacto geral do projeto de pesquisa sobre o meio ambiente, o diagnóstico ambiental também analisa e descreve os recursos naturais ali existentes.
As etapas deste processo incluem:
- Ambiente físico: água, ar, clima, solo, atmosfera e correntes oceânicas, topografia, recursos minerais existentes, hidrologia;
- Ecossistema natural e ambiente biológico: Considerar a flora e a fauna da área e como serão afetadas pelo projeto;
- Ambiente socioeconômico: como a terra é usada e ocupada, como a água é e será usada e como funciona a economia da região. Também leva em consideração as questões sociais.
A partir desse diagnóstico, decide-se se a empresa pode realizar atividades na área selecionada.
O objetivo principal é fazer poucas alterações, e a maioria das alterações é positiva, não só os empresários devem se beneficiar, mas também a população e o meio ambiente.
Buscando soluções para alcançar o desenvolvimento sustentável? Clique aqui para podermos te ajudar!
Qual a importância do diagnóstico ambiental para a empresa?
Quando uma empresa conduz suas atividades, ela não pode considerar apenas os lucros ou outras questões que possam beneficiar seus interesses: é necessário analisar a situação como um todo para que todos possam participar do surgimento da empresa.
Assim, o diagnóstico ambiental pode dar mais credibilidade às empresas que apresentam responsabilidade ambiental. Essa é uma forma de mostrar que as empresas estão atentas a tudo que é afetado por sua existência: população, questões econômicas e principalmente a natureza.
Sem estudos de impacto ambiental, é possível se instalar em áreas onde os recursos naturais estão esgotados e causam danos irreversíveis, portanto, a empresa que realiza diagnóstico ambiental sabe que suas operações atendem integralmente aos requisitos ambientais e são responsáveis perante a sociedade.
Gostou desse conteúdo?
Para mais informações sobre SST, continue navegando pelo nosso blog para mais conteúdos como esse.
Nos acompanhe também pelas redes sociais (Facebook e Instagram).