Norma ISO 9001: Passo a passo para a certificação?

A norma ISO 9001 é definida como uma norma internacional que visa especificar os requisitos de um sistema de gestão da qualidade (SGQ).

Este padrão internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization) foi publicado pela primeira vez em 1987, a versão atual da ISO 9001 foi lançada em setembro de 2015. No Brasil, a versão desta norma é denominada ABNT NBR ISO 9001.

Em suma, a norma ISO 9001 é utilizada para certificar um sistema de gestão da qualidade e definir os requisitos para sua implementação. Portanto, consiste em ferramentas padronizadas integradas ao modelo de segurança implementado pelo SGQ.

Algumas premissas da melhoria do SGQ são:

  • Entender contexto da organização;
  • Obter visão holística da organização através da abordagem de processos;
  • Conhecer os riscos de cada uma das atividades;
  • Medir e avaliar resultados de desempenho e eficácia de processos;
  • Garantir a melhoria contínuados processos;
  • Acompanhar a satisfação dos clientes.

Quais os ganhos a norma ISO 9001 para minha empresa?

De maneira resumida, a ISO 9001 serve para melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes. É por isso que a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa.

ISO 9001 Além disso, existem outras vantagens significativas dessa norma, como por exemplo:

  • Processos produtivos mais ágeis e inteligentes;
  • Sistematização das rotinas de trabalho por meio da padronização;
  • Melhora da comunicação e satisfação dos funcionários;
  • Maior satisfação de clientes, os tornando foco principal do negócio;
  • Aumento de oportunidades, conquista de novos mercados e melhora da imagem do negócio;
  • Melhora da organização interna da organização;
  • Melhora no desempenho da empresa;
  • Redução de desperdícios e custo;

Qual passo a passo para certificação da norma ISO 9001?

1º Passo: Defina o Método de Implementação

Tradicionalmente, as empresas contratam consultorias especializadas para realizarem o processo de diagnostico, e estruturar um cronograma de implementação sob medida da organização.

2º Passo: Escolha da Equipe

Ao iniciar o projeto de implementação a rm consultoria e a empresa definirá a equipe de gerenciamento, também chamada de comitê de gestão, visa garantir a implementação e manutenção dos processos do Sistema de Gestão. Ela é responsável por monitorar o desempenho e as melhorias a serem realizadas para a diretoria do negócio. A rm consultoria dará todo o suporte e mentoria para a equipe.

3º Passo: Diagnóstico e Planejamento

Executar um diagnóstico de atividades da empresa para estruturar e balizar as necessidades e recursos para o projeto.

4º Passo: Envolva seus Colaboradores

O papel principal da liderança com relação aos colaboradores está em manter uma comunicação eficiente com os colaboradores, explicando os benefícios, os desafios e explicando de forma clara a necessidade de colaboração mútua para engajar os colaboradores.

5º Passo: Implemente os requisitos da Norma

Essa é a parte em que começa de fato a implementação. Em geral, nesta etapa os esforços dirigem-se para o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e melhoria contínua. Em seguida, realizam-se o treinamento de colaboradores a fim de familiarizá-los com o SGQ dentro da organização.

6º Passo: Auditoria Interna

Posteriormente à implementação, sugerimos que se realize uma auditoria interna com o objetivo de encontrar possíveis erros de processo. Muitas vezes algumas mudanças ainda são necessárias ou mesmo a inclusão de dados complementares e documentações. As não-conformidades encontradas podem ser corrigidas sugerindo um apontamento para pequenas alterações ou melhorias nas conformidades.

7º Passo: Auditoria de certificação ISO 9001

Por fim, para obter a sua certificação, convoque um órgão certificador para realizar uma auditoria oficial.


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Como implementá-la?

Para implementar a ISO 9001 em seu negócio, é importante contar com uma empresa especializada, que ofereça tanto o processo de auditoria, normatização interna, bem como a certificação posterior, comprovando a adequação do negócio com as diretrizes da norma.

As normas ISO, quando aplicadas nos contextos organizacionais, podem trazer uma série de benefícios para a empresa, colocando-a em patamares internacionais e garantindo uma gestão orientada para qualidade em seu negócio.

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