Foco no cliente: Um dos benefícios da ISO 9001
Com a globalização da economia, todos podem utilizar produtos e serviços de todas as partes do mundo, e os preços costumam ser menores que os do mercado local, isso oferece aos clientes uma gama mais ampla de opções, aumentando assim o nível de demanda do mercado e tornando-o mais competitivo. (benefícios da ISO 9001)
O foco no cliente é um método de trabalho totalmente orientado para as necessidades do cliente, o conceito foco no cliente determina que a empresa deve concentrar toda a sua energia para atender às necessidades do cliente de uma forma que os surpreenda.
O objetivo é fornecer soluções que superem suas expectativas, aumentando assim a sua fidelidade, ou seja, a continuidade do relacionamento com sua empresa.
Sobreviver no mercado atual é uma tarefa cada vez mais difícil, isso requer consideração e atenção a seus clientes e à expansão e desenvolvimento de todos os negócios de seus clientes, porém, para ter sucesso nesta área, é necessário praticar os padrões de alta qualidade estabelecidos na ISO 9001.
Ressalta-se que essa ênfase não pode ser perdida em outras rotinas de seu manejo. Seus clientes devem sempre ser classificados em primeiro lugar!
Toda organização de qualidade está comprometida em alcançar a satisfação do cliente. A centralização no cliente é um dos princípios normativos, o que é razoável.
Afinal, o cliente é parte fundamental de todo o sistema de gestão da qualidade, portanto, a alta https://rmsst.com.br/wp-content/uploads/2024/01/treinamento-sst.jpgistração deve fazer promessas a seus clientes, não apenas para garantir que eles cumpram suas promessas, mas também para garantir que possam superar suas expectativas.
O que a norma ISO 9001 quer dizer? O que significa ter foco no cliente?
Portanto, ser focado no cliente significa melhorar a capacidade de identificar requisitos inexplicáveis, mas esperados do cliente; transformar requisitos subjetivos em requisitos objetivos que podem ser executados e medidos; medir o grau em que os produtos produzidos atendem aos requisitos e, finalmente, avaliar a percepção do cliente sobre os produtos recebidos.
Como atender aos requisitos da qualidade proposto na ISO 9001?
Isso só pode ser alcançado com a implantação de um sistema de gestão da qualidade, que faz parte da norma ISO 9001.
Ele passará a fazer parte do sistema de gestão global da empresa e tem como principal função garantir o atendimento às necessidades dos clientes.
Por esse motivo, é importante lembrar que a compra reflete um bom andamento em todos os processos de produção e venda do produto ou serviço.
Esta execução pode ser dividida em quatro etapas diferentes:
- Desejo do produto pelo cliente;
- Definição dos requisitos;
- Realização do produto;
- Recebimento pelo cliente.
Para satisfazer os clientes, as necessidades definidas devem refletir todas as suas expectativas, sejam elas claras ou não, as não especificadas são as mais importantes a serem descobertas, pois vão definir quem vai liderar a concorrência e criar uma tendência.
Somente após todas essas análises, é possível chegar à fase de execução do produto ou serviço especificado e entregá-lo ao cliente.
O resultado de todo o processo só pode ser avaliado pela satisfação do cliente, que corresponde às suas necessidades e ao nível de serviço esperado. (benefícios da ISO 9001)
Como atender a essa diretiva da ISO 9001?
A alta direção deve garantir que:
- Os requisitos do cliente e os requisitos estatutários e regulamentares pertinentes sejam determinados, entendidos e atendidos consistentemente:
- Todas as características que o produto precisa ter para atender ao cliente é dito como requisito do cliente.
- Os riscos e oportunidades que possam afetar a conformidade de produtos e serviços e a capacidade de aumentar a satisfação do cliente sejam determinados e abordados:
- Em todo o processo, a determinação de riscos e oportunidades é essencial, afinal, se prevenir de possíveis desvios garante uma resposta muito mais rápida ao problema.
- O foco no aumento da satisfação do cliente seja mantido:
- A alta direção deve estar atenta ao nível de satisfação e insatisfação dos clientes. A organização deve ter indicadores que medem isso, como por exemplo a pesquisa de satisfação.
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