Guia rápido: Tudo que você precisa saber sobre PPRA
Você sabia? A NR-9 define as obrigações de todos os empregadores e agências que aceitam trabalhadores como empregados para preparar e implementar o PPRA.
O Plano de Prevenção de Riscos Ambientais visa desenvolver medidas destinadas a eliminar, reduzir ou controlar esses riscos de forma a proteger a saúde física e mental dos trabalhadores.
Após a implementação, se necessário, pelo menos uma vez por ano, faça uma análise geral do plano de prevenção de riscos ambientais, avalie seu desenvolvimento, faça os ajustes necessários e determine novas metas e prioridades.
Sobre o desenvolvimento do PPRA
A formulação de um plano de prevenção de riscos ambientais deve incluir as seguintes etapas:
- Previsão e conhecimento de riscos;
- Estabelecer prioridades e metas de avaliação e controle;
- Avaliação de risco e exposição dos trabalhadores;
- Implementação e avaliação da eficácia das medidas de controle;
- Monitoramento da exposição ao risco;
- Registro e divulgação de dados.
Responsabilidades após a implementação do PPRA
Ao nível das responsabilidades cabe aos empregadores estabelecer, implementar e garantir o cumprimento do PPRA, que é uma atividade permanente da empresa, enquanto os trabalhadores cooperam e participam na implementação e execução dos planos de prevenção de riscos ambientais.
Se vários empregadores realizam atividades no mesmo local, sua responsabilidade é tomar ações abrangentes para que as medidas prescritas pelo PPRA sejam projetadas para proteger todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais resultantes.
Por quanto tempo manter os dados do PPRA?
A empresa deve manter registros de dados, que constituirão o histórico técnico e gerencial do desenvolvimento do PPRA.
Esses dados devem ser mantidos por pelo menos 20 anos e estão sempre à disposição dos trabalhadores interessados, seus representantes ou autoridades competentes.
Ainda restou dúvidas sobre o PPRA?
Bem, como vimos o PPRA é um documento muito importante e se sua empresa não tiver na empresa pode sim sofrer penalidades por isso.
A solução mais prática para o empregador é realizar a contratação de uma consultoria para desenvolver e implementar o programa no ambiente de trabalho, contando, para isso, com profissionais capacitados e atendimento personalizado.
A Risk Management em SSTMA estará pronta para ajudar você nessa implementação! Entre em contato.