O que é AET? Preciso ter?
Você e sua empresa valorizam a análise ergonômica do trabalho – AET?
É bom estar atento a isso, pois o foco na ergonomia do trabalho vai muito além dos requisitos legislativos e traz muitos benefícios para a organização.
Este documento é fundamental para empresas que valorizam um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de ter impacto na produtividade e na rentabilidade.
Assim, explicaremos o que é AET, sua importância e os principais benefícios de sua aplicação na empresa.
O que é AET? (aet em fortaleza)
AET é um acrônimo comumente usado para definir a análise ergonômica do trabalho.
Como o nome sugere, o papel do AET é conduzir pesquisas sobre objetos e locais de trabalho, conduzir investigações abrangentes e prevenir riscos ocupacionais.
Por exemplo, eles podem estar relacionados a má postura, falta de iluminação, temperatura insuficiente, nível de ruído, ventilação insuficiente ou tamanho insuficiente da ferramenta.
Na prática, essa determinação é fornecida pelas normas regulamentadoras 17, NR 17, também conhecidas como normas ergonômicas.
Por meio da análise ergonômica do trabalho, é possível mapear os riscos ergonômicos e definir ações para minimizar ou até mitigar esses riscos.
Porém, é preciso lembrar que a realização dessa pesquisa não se trata apenas de cumprir a legislação, mas de uma efetiva preocupação com a qualidade de vida, saúde e segurança dos trabalhadores.
Além de proporcionar condições ideais para a criação de um ambiente de trabalho saudável, permitindo aos colaboradores exercerem suas funções com segurança, os resultados da implantação e aplicação da AET também retornam à empresa na forma de inúmeros benefícios, que estão diretamente relacionados à produtividade e rentabilidade .
Esses benefícios são essenciais para o sucesso da organização.
Aprenda sobre as vantagens da análise ergonômica do trabalho agora.
Quais os benefícios da análise ergonômica do trabalho?
Listamos alguns dos benefícios para as empresas que realizam a análise ergonômica do trabalho e o plano de ação definido pelo documento.
1. Melhora a produtividade
Por meio do AET, a produtividade dos trabalhadores pode ser significativamente melhorada.
Permite determinar formas de reduzir ações e esforços repetitivos, refletindo diretamente na otimização da tarefa.
2. Reduz as faltas
As lesões por esforços repetitivos e doenças relacionadas ao trabalho, também conhecidas por LER/DORT, são responsáveis por uma grande parcela de faltas e afastamentos.
3. Proporciona um ambiente de trabalho adequado
Máquinas e ferramentas ergonômicas, cadeiras e mesas adequadas à altura dos funcionários, salas iluminadas e arejadas e coletes ou acessórios que reduzem choques, choques e estresse – tudo isso traz melhores condições para o ambiente de trabalho.
4. Aumenta o engajamento
Cultivar o engajamento e a empatia dos funcionários não é fácil.
Uma boa maneira de acordá-los é mostrar como você está focado em um ambiente de trabalho mais confortável.
5. Evita processos trabalhistas
Caso seus funcionários tenham algum problema de saúde devido às suas funções na empresa, prepare-se para possíveis processos judiciais, principalmente se não tiver realizado uma análise ergonômica do trabalho.
Por isso, é muito importante contar com profissionais profissionais, como a equipe da Risk Management em SSTMA, que ofereçam soluções customizadas para promover saúde, segurança e conforto no ambiente de trabalho.
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