A importância da ISO 9001 e os requisitos para implementação

A norma ISO 9001 faz parte de um conjunto de normas que podem ser utilizadas por todos os países do mundo.

É uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer empresa de qualquer porte, por isso é a norma mais famosa e adotada no mundo e empresas de sucesso no mundo; é uma certificação que atesta os padrões de qualidade e otimização da sua empresa e consiste num conjunto de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade.

Em suma, a norma ISO 9001 é um sistema de gestão cujo principal objetivo é garantir a otimização do processo, e criar um sistema de gestão da qualidade (SGQ) para auxiliar neste processo de otimização para garantir a certificação.

A importância de atender a essa norma é que sua empresa se torna muito mais organizada, com maior grau de consciência do contexto em que está inserida, passando a ter processos de trabalho bem estruturados e com maior eficiência, assim como abre novos mercados para atendimento a clientes mais exigentes.

Tudo isso traz ganhos ao desempenho e à imagem da empresa.


Leia também:

Quer saber quais são os requisitos dessa prestigiada norma de gestão?

São 7 os requisitos necessários para ter a norma ISO 9001 implantada na sua empresa:

1) Contexto da organização

Nesse requisito, a empresa se compromete a monitorar os ambientes interno e externo que afetam o sistema de gestão da qualidade (SGQ).

Identificar as partes interessadas de seu negócio e formular direcionamentos estratégicos para nortear as ações de sua equipe.

2) Liderança

A alta administração da empresa é responsável por relatar os resultados do SGQ.

Para ela, isso requer mais compreensão e participação na gestão da qualidade, principalmente no apoio a outras lideranças, mantendo o foco nos clientes e formulando políticas de SGQ.

3) Planejamento

Esse requisito trata das ações para abordar riscos e oportunidades, da determinação dos objetivos da qualidade e do planejamento de mudanças.

4) Apoio

Identifique recursos em termos de pessoal, infraestrutura, ambiente operacional de processo, recursos de monitoramento e medição, rastreabilidade de medição e conhecimento organizacional.

É neste momento que a empresa mede tudo o que precisa para operar seu sistema de gestão da qualidade.

5) Operação

Resolve problemas relacionados ao planejamento e controle operacional, requisitos, desenho e desenvolvimento de produtos e serviços e controle de suas alterações.

Todos realizados por equipes internas e externas.

8) Avaliação de desempenho

Nesse ponto a empresa precisa monitorar, medir, analisar e avaliar seu desempenho em vários aspectos, como conformidade de produtos e serviços, eficácia do SGQ, eficácia do plano, desempenho do fornecedor externo e satisfação do cliente.

7) Melhoria

Para atender a esse requisito, a organização deve identificar e selecionar oportunidades para melhorar continuamente a adequação, adequação e eficácia do SGQ e aumentar a satisfação do cliente.

Também é necessário estabelecer um mecanismo de tratamento de não conformidades.

Está gostando do assunto? Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a norma ISO 9001 e outra normas.

Então, como você pode conseguir esses requisitos para obter certificação da norma ISO 9001?

Entre em contato conosco da Risk Management em SSTMA em SST que podemos ajudar você a obter essa certificação junto com todos os seus benefícios.

Estamos localizados na Rua D, 81 – Parangaba, Fortaleza – CE CEP: 60740-145. Atendemos toda a região nordeste, acesse nosso site: Risk Management em SSTMA em SST em Fortaleza.

Posts Relacionados