Conheça 12 benefícios da AET

Listemos os 12 benefícios da AET recebidos pelas empresas que implementam o plano de ação definido no documento de análise ergonômica do trabalho.

12 benefícios da AET (análise ergonômica do trabalho)

1. Aumenta a produtividade

Por meio do AET, a produtividade dos trabalhadores pode ser significativamente melhorada, pois permite determinar formas de reduzir ações e esforços repetitivos, refletindo diretamente na otimização da tarefa.

2. Reduz as ausências

Lesões por esforços repetitivos e doenças relacionadas ao trabalho, também conhecidas como LER / DORT, são responsáveis ​​pela maior parte do absenteísmo e férias.

3. Fornece um ambiente de trabalho adequado

Máquinas e ferramentas ergonômicas, cadeiras e mesas adequadas para a altura dos funcionários, salas iluminadas e arejadas e coletes ou acessórios que reduzem choques, choques e estresse – tudo isso traz melhores condições para o ambiente de trabalho.

4. Aumenta a participação

Cultivar o engajamento e a empatia dos funcionários não é fácil.

Uma boa maneira de acordá-los é mostrar como você está focado em um ambiente de trabalho mais confortável.

5. Evita processos trabalhistas

Se os seus colaboradores apresentam algum problema de saúde devido à sua função na empresa, prepare-se para possíveis processos judiciais, principalmente se não tiver realizado uma análise ergonômica do trabalho.

Está interessado no assunto? Clique aqui para saber sobre o AET e outros assuntos relacionados.

6. Conformidade com os regulamentos

No caso da NR 17, não há opções ou exceções: todo empresário com pelo menos um funcionário deve realizar uma análise ergonômica do trabalho.

Em termos de lei, você evitará multas, denúncias e penalidades das fiscalizações oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego.

7. Valoriza a segurança

A NR 17 e demais normas regulamentadoras relacionadas à segurança do trabalho são consideradas por meio da implantação da análise ergonômica do trabalho.

Na sua preparação, a sua empresa preza pela segurança do trabalho, pela conquista dos colaboradores e pela luta constante das entidades representativas.

8. Aumenta a credibilidade

Os clientes se identificam naturalmente com empresas que são mais socialmente responsáveis ​​do que empresas fora da lei.

Quando você se preocupa com a saúde de seus funcionários, seu público final reconhecerá isso, ou seja, isso significa mais credibilidade perante o mercado, fornecedores, concorrentes, consumidores e a sociedade como um todo.

9. Redução dos custos

A análise ergonômica do trabalho trouxe diversos benefícios à organização, dos quais vale ressaltar o potencial dos resultados e da otimização de recursos.

10. Reduz os afastamentos

O cuidado ergonômico reduz muito o índice de absenteísmo da empresa.

Isso porque, além de beneficiar o conforto e a segurança dos colaboradores, eles podem desempenhar suas funções com tranquilidade, medida que também reduz o risco de doenças e acidentes de trabalho.

11. Aumenta a energia do funcionário

Isso pode parecer sutil, mas mudanças simples nos móveis e ajustes ergonômicos são suficientes para ter um impacto significativo na motivação dos funcionários.

Isso ocorre porque, quando nos sentimos mais confortáveis, seguros e bem-vindos, o foco e o comprometimento com a tarefa aumentam.

12. Reduz os níveis de estresse

Trabalhar com dor, desconforto ou incômodo produzirá irritação, dor e até medo, aliado ao estresse, objetivos e exigências, além de afetar o desempenho do funcionário, também acarretará sérios riscos à saúde e absenteísmo, levando a doenças graves como o burnout , Ansiedade, exaustão emocional e depressão.

Quando os pontos de mapeamento são implementados corretamente, esses são alguns dos benefícios que o AET traz para sua empresa.

Afinal, não adianta desenhar um mapa de risco sem agir.

Cada empresa deve elaborar seu plano ergonômico com base nas necessidades e características da organização e trabalhar conforme indicado na AET.

Gostou desse conteúdo?

Continue navegando pelo nosso blog para mais conteúdoFs como esse. Nos acompanhe também pelas redes sociais (Facebook e Instagram)

Posts Relacionados