Guia rápido sobre EPIs
Você sabia que é responsabilidade do empregador instruir e treinar os trabalhadores para o uso correto dos EPIs? Portanto, é muito importante fornecer treinamento sobre EPIs.
A sigla EPI refere-se a equipamentos de proteção individual, e a Norma Regulamentadora 06 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a define como “todo equipamento ou produto usado por um trabalhador pessoalmente para proteger riscos que possam ameaçar a segurança do trabalho e saúde”.
Desta forma, o EPI é responsável por proteger e proteger as pessoas, além de minimizar os riscos ambientais no ambiente de trabalho, e promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.
Exemplos de EPIs
- Capacete
- Óculos
- Protetor facial
- Respirador
- Proteção de tronco
- Luvas
- Mangas
- Calçados
- Macacão
- Cinturão
Importante:
- Os empregadores devem fornecer aos funcionários equipamentos de proteção individual (EPI) no primeiro dia de trabalho.
- O EPI deve estar em perfeitas condições de uso e é verificado principalmente por um certificado de aprovação nacional obrigatório (CA).
Vale lembrar que, além dos EPIs, toda empresa deve também contar com EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).
Confira aqui a diferença entre EPIs e EPCs.
Quer manter sua equipe capacitada?
Conte com a Risk Management em SSTMA e descubra nossas soluções de treinamento e capacitação para a saúde e segurança do trabalho da sua empresa.
A RM é uma empresa de consultoria que atua na área de segurança, saúde ocupacional e Meio Ambiente, contando com a experiência profissional de uma equipe multidisciplinar.
O treinamento sobre EPIs e EPCs da Risk Management em SSTMA aborda sobre o uso e importância destes equipamentos.
Entre em contato com a gente através do WhatsApp (85) 99933-4247 ou nos envie uma mensagem, clicando aqui.
Gostou desse conteúdo?
Continue navegando pelo nosso blog para mais conteúdos como esse. Nos acompanhe também pelas redes sociais (Facebook e Instagram).