Guia rápido sobre o treinamento da NR 11
A NR 11 é uma norma regulamentadora para a segurança e saúde no transporte, manuseio e armazenamento de materiais de manuseio (Decreto nº 3.214, de 8 de junho de 1978). (treinamento nr 11)
Identifica todos os requisitos relativos ao manuseio de materiais, sejam eles manuais ou mecânicos, e é utilizado para prevenir possíveis acidentes ou imprevistos.
Assim como outras normas regulatórias, a NR 11 visa proteger os trabalhadores dos perigos de suas funções.
Nesse sentido, o descumprimento dessas regulamentações não só significa multas pesadas, mas também coloca em risco a vida dos profissionais.
NR 11 na Prevenção contra acidentes de trabalho
Segundo dados do Ministério da Previdência Social, os acidentes de trabalho mais comuns e frequentes são considerados colisões, cortes e quebras com objetos por problemas de transporte de cargas que ultrapassem os limites permitidos e não utilização de equipamentos de segurança obrigatórios.
As principais máquinas utilizadas para o manuseio de materiais incluem pontes rolantes, empilhadeiras, transportadores, rebocadores e elevadores. (treinamento nr 11)
Se essas máquinas forem utilizadas de forma inadequada, podem causar acidentes graves, possivelmente devido à falta de manutenção preventiva, levando ao colapso da carga, esmagamento ou colapso estrutural.
A NR 11 tem funções importantes e originais na assistência de enfermagem para evitar acidentes com o equipamento. A responsabilidade da empresa é ter um sistema de gestão certificado para atender aos requisitos desta norma regulamentar.
Além disso, a empresa deve manter as evidências do cumprimento às leis, sob a pena de sofrer sanções por parte da fiscalização do órgão regulamentador.
Consequências do não cumprimento da NR 11
Sobre este assunto, as fiscalizações são contínuas e rigorosas.
Sanções podem ser aplicadas a empregadores e empregados ao mesmo tempo, mas o dano à empresa costuma ser maior.
Conheça algumas consequências: (treinamento nr 11)
- Multas;
- Embargo de construção;
- Prazos de notificação para remediar condições perigosas ou insalubres;
- Máquinas de blocos, estruturas e até empresas;
- Responsabilidades tributárias, cíveis e trabalhistas em caso de sinistro;
- Responsabilidade criminal por causar resultados prejudiciais, danos físicos ou riscos à vida do trabalhador.
A atenção ao cumprimento da NR 11 também é fundamental para empresas que se preocupam com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.
Atender a todas as suas necessidades também é uma forma de gestão adequada, evitando custos elevados e demissão acidental de trabalhadores por causas judiciais.
Gostou desse conteúdo?
Continue navegando pelo nosso blog para mais conteúdos como esse.
Nos acompanhe também pelas redes sociais (Facebook e Instagram).