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Guia rápido: Tudo que você precisa saber sobre PPRA

Você sabia? A NR-9 define as obrigações de todos os empregadores e agências que aceitam trabalhadores como empregados para preparar e implementar o PPRA.

O Plano de Prevenção de Riscos Ambientais visa desenvolver medidas destinadas a eliminar, reduzir ou controlar esses riscos de forma a proteger a saúde física e mental dos trabalhadores.

Após a implementação, se necessário, pelo menos uma vez por ano, faça uma análise geral do plano de prevenção de riscos ambientais, avalie seu desenvolvimento, faça os ajustes necessários e determine novas metas e prioridades.

Sobre o desenvolvimento do PPRA

A formulação de um plano de prevenção de riscos ambientais deve incluir as seguintes etapas:

  1. Previsão e conhecimento de riscos;
  2. Estabelecer prioridades e metas de avaliação e controle;
  3. Avaliação de risco e exposição dos trabalhadores;
  4. Implementação e avaliação da eficácia das medidas de controle;
  5. Monitoramento da exposição ao risco;
  6. Registro e divulgação de dados.

Responsabilidades após a implementação do PPRA

Ao nível das responsabilidades cabe aos empregadores estabelecer, implementar e garantir o cumprimento do PPRA, que é uma atividade permanente da empresa, enquanto os trabalhadores cooperam e participam na implementação e execução dos planos de prevenção de riscos ambientais.

Se vários empregadores realizam atividades no mesmo local, sua responsabilidade é tomar ações abrangentes para que as medidas prescritas pelo PPRA sejam projetadas para proteger todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais resultantes.

Por quanto tempo manter os dados do PPRA?

A empresa deve manter registros de dados, que constituirão o histórico técnico e gerencial do desenvolvimento do PPRA.

Esses dados devem ser mantidos por pelo menos 20 anos e estão sempre à disposição dos trabalhadores interessados, seus representantes ou autoridades competentes.

Ainda restou dúvidas sobre o PPRA?

Bem, como vimos o PPRA é um documento muito importante e se sua empresa não tiver na empresa pode sim sofrer penalidades por isso.

A solução mais prática para o empregador é realizar a contratação de uma consultoria para desenvolver e implementar o programa no ambiente de trabalho, contando, para isso, com profissionais capacitados e atendimento personalizado.

A Risk Management em SSTMA estará pronta para ajudar você nessa implementação! Entre em contato.

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