Com o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, sua empresa fica livre de multas e ajuda o meio ambiente.
O plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) agora são obrigatórios para quase todas as empresas que geram quantidades de resíduos significativas.
Sendo assim, necessário que essas empresas apresentem o PGRS, pois assim estará de acordo com a legislação e contribuirá para a adequação da destinação de resíduos no país.
Vale lembrar que, uma vez que seja constatado que o lixo é descartado de forma inadequada, sua empresa estará pasível de multas onerosas.
QUAIS OS TIPOS DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS): É um documento que se refere a um plano de gerenciamento de resíduos comuns. Isso é obrigatório para estabelecimentos que geram mais de 100 litros de lixo por dia.
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS): Este documento trata dos planos de gerenciamento de resíduos relacionados aos serviços de saúde humana e animal, como laboratórios, clínicas odontológicas, necrotérios, farmácias e farmácias. Isso porque produção produz como resíduo perigoso.
Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC): Visa planejar o correto descarte dos resíduos da construção civil. Uma das conquistas notáveis é a proteção ambiental, isso se deve a uma variedade de fatores, como redução de materiais devido ao uso repetido, descarte adequado de materiais não inertes, etc.
QUEM PRECISA DE PGRS / SS / CC?
O artigo 14 da Lei nº 12.305 de 2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) define as características básicas das empresas obrigadas a implantar do PGRS. Todos os geradores de resíduos especificados na Política Nacional de Resíduos Sólidos devem elaborar o PGRS.
A elaboração do PGRS é obrigatória para um determinado segmento de empresas. São elas:
Redução de custos com a destinação de resíduos e com processos (matéria-prima)
Melhoria da credibilidade da empresa perante seus fornecedores e clientes
Capacitação dos funcionários sobre o descarte correto dos reísudos
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Política de Privacidade