Sobre a NR 10 e seu curso
A NR 10 é uma norma regulatória projetada para proteger os trabalhadores que manuseiam eletricidade durante as atividades de trabalho.
Esta norma visa prevenir acidentes e proteger a vida, integridade e segurança.
A NR 10 foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1978 e foi atualizada diversas vezes até chegar à nossa versão atual, lançada em 2004.
Na postagem de hoje, você aprenderá o que é a NR 10 e sua importância.
O que é NR 10?
A norma regulamentadora nº 10 são diretrizes para o gerenciamento de tarefas e atividades que envolvem o uso ou processamento de energia elétrica.
Suas regras explicam quais cuidados devem ser tomados e como fazê-lo.
Qual é o objetivo da NR 10?
Manter o ambiente de trabalho mais seguro, reduzir os índices de acidentes e prevenir choques elétricos fatais são alguns dos objetivos da NR 10.
No entanto, o principal objetivo é estabelecer requisitos e condições mínimas de segurança para todas as atividades que exponham os trabalhadores a riscos envolvendo eletricidade.
As empresas que descumprirem as obrigações das normas serão multadas e penalizadas, portanto, a NR 10 tem como objetivo eliminar ou pelo menos reduzir os riscos à saúde e à vida dos trabalhadores devido aos riscos envolvidos na energia elétrica.
Está interessado no assunto? Clique aqui para saber mais sobre SST e assuntos relacionados.
Qual a importância do NR 10?
Diversos ramos de atividade precisam ser processados, convertidos e até gerados eletricidade. Antes da criação da NR 10, o índice de acidentes e óbitos causados por essas atividades era muito alto.
Após a criação desses indicadores, houve uma queda acentuada, o que comprova que as normas regulatórias são eficazes.
Portanto, podemos dizer que a importância da NR 10 é que ela reduz o risco de vida conforme estipula seu texto.
Além disso, a NR 10 também estipula que os funcionários que trabalham nessas condições devem receber treinamento sobre normas de segurança e prevenção, sendo o treinamento atualizado no mínimo a cada 2 anos.
Portanto, além de determinar medidas preventivas e de segurança contra riscos elétricos, a NR 10 também garante que os funcionários conheçam as disposições da norma, para que possam se tornar supervisores do trabalho realizado pelas empresas.
Se o empregador violar quaisquer regulamentos, os trabalhadores terão o direito de exigir a normalização das condições de trabalho.
As empresas que recusarem serão punidas conforme estipulado no texto padrão.
A NR 10 é uma forma de garantir não só os melhores métodos de prevenção e segurança, mas também satisfazê-los.
Quais são as principais disposições da NR 10?
A NR 10 possui muitos detalhes em seus regulamentos.
Somente o treinamento completo abrangendo o padrão pode transmitir todo o seu conteúdo, no entanto, podemos listar os regulamentos principais e mais importantes.
Medidas de controle
As medidas de controle são ações que visam controlar o trabalho e prevenir acidentes com riscos elétricos. Cada ação da série usa uma forma diferente de controlar ou prevenir acidentes.
As principais medidas de controle incluem:
- Desenergização – práticas para eliminar qualquer sinal de eletricidade em instalações ou equipamentos;
- Aterramento – medida de segurança que descarrega a energia elétrica diretamente no solo;
- Funcional – ligação específica utilizando os condutores elétricos;
- Proteção – aterramento de massas e elementos condutores estranhos à instalação.
Observadas as medidas de controle, fica muito mais fácil gerenciar o trabalho que envolve risco elétrico, bem como diminuir o risco de acidentes fatais e não fatais.
Sobre o curso da NR 10
No mercado de trabalho, certas funções requerem atenção especial devido aos riscos para a saúde e segurança dos trabalhadores e do espaço e ambiente em que se encontram, portanto, por exemplo, trabalhos envolvendo instalação e serviço elétrico exigem que os profissionais responsáveis pela atividade recebam curso NR 10.
Esta formação é obrigação das empresas e dos profissionais se adequarem aos requisitos legais, conforme estipulado na NR 1 – normas regulamentares que regem todas as formações de segurança e saúde no trabalho.
A oferta de cursos de segurança e saúde ocupacional é fundamental para evitar acidentes, óbitos e doenças relacionadas ao trabalho, principalmente aquelas relacionadas à periculosidade.
Portanto, compilamos alguns fatos que você sempre quis saber sobre o curso NR 10, mas que ninguém lhe contou!
5 fatos que você precisa saber sobre o curso da NR 10
A NR 10 foi editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE nos termos do Decreto nº 3.214, de junho de 1978, para garantir a segurança dos trabalhadores.
Essa norma está diretamente relacionada aos serviços de equipamentos elétricos, que é uma área com alto índice de acidentes de trabalho.
1 – O que é o curso NR 10?
A NR 10 enumera os requisitos e condições mínimas para a implementação de medidas de controle e prevenção para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que utilizam instalações e serviços elétricos de qualquer forma, direta ou indiretamente.
Ou seja, o curso NR 10 garante a segurança necessária para a realização de trabalhos perigosos.
2 – Ao que a NR se aplica?
A NR 10 se aplica a diversas fases que tenham algum tipo de contato com eletricidade, como:
- Geração, transmissão, distribuição e consumo da energia elétrica;
- Etapas de projeto (como planejamento e medições);
- Construção (como preparação, montagens e instalações);
- Reformas (como modificações e ampliações);
- Operação (como supervisão, controles e acompanhamentos);
- Manutenção (como diagnóstico, testes e substituição de peças);
- Trabalhos realizados nas proximidades. Entende-se por proximidade a zona controlada que envolve os materiais, as ferramentas ou equipamentos manipulados em serviços ou instalações elétricas.
3 – A quem se destina a NR 10?
A NR 10 se destina a todos os profissionais que executam algum tipo de serviço ligado a instalações elétricas.
4 – Quando o treinamento deve ser feito?
Os trabalhadores devem se submeter ao curso NR 10 sempre que ocorrerem as seguintes situações:
- Retorno de férias de trabalho de mais de três meses;
- Mudar de empresa ou mudar de função;
- O treinamento também se aplica a quaisquer mudanças que ocorram na instalação elétrica, que podem envolver processo e organização.
5 – Quais as principais exigências da NR 10?
Todos os requisitos previstos na NR 10 estão resumidos em dois fatores:
- Proporcionar formação específica e obrigatória aos trabalhadores para que possam desempenhar as funções de risco prestadas pelo serviço e instalações eléctricas.
- Usar equipamentos considerados obrigatórios, esses equipamentos estão relacionados à proteção do trabalhador e ao meio ambiente, combate a incêndio e primeiros socorros.
Seus funcionários são capacitados?
Todas essas decisões do Ministério do Trabalho e Emprego por meio da NR 10 são essenciais para garantir que os trabalhadores que realizam serviços e instalações elétricas desempenhem suas funções com o rigor necessário para que sua integridade física e saúde sejam protegidas com segurança. Isso torna o curso NR 10 essencial.
Converse agora com um dos nossos especialistas ou nos mande uma mensagem e conheça o nosso treinamento da NR 10.
Gostou desse conteúdo?
Continue navegando pelo nosso blog para mais conteúdos como esse. Nos acompanhe também pelas redes sociais (Facebook e Instagram).
Leia também:
Garanta sua vaga agora no Curso NR 10 e torne-se um especialista em segurança elétrica. Não perca!!