Você sabe o que é brigada de incêndio? E o seu curso?
Procurando uma assessoria em brigada de incêndio?
A Risk Management em SSTMA pode não só auxiliar sua empresa na implantação da brigada de incêndio, mas também auxiliar sua empresa no cumprimento de todos os demais requisitos de segurança e saúde ocupacional exigidos por lei.
O que é a brigada de incêndio?
A brigada de incêndio é um grupo formado por colaboradores da empresa que se cadastram voluntariamente para participar das ações de combate a incêndio promovidas pela organização.
A brigada é responsável por coordenar a evacuação dos edifícios em caso de incêndio e outros acidentes, sendo também responsável pela tomada de medidas preventivas, como verificação de extintores de incêndio, saídas de emergência, etc.
Uma das funções da brigada de incêndio é o treinamento de evacuação de toda a empresa, portanto, ela deve trabalhar com a CIPA para fornecer treinamento de evacuação padrão para quaisquer sinais de incêndio fora de controle.
Como é formada a brigada de incêndio?
Cada estado possui legislação específica para a brigada de incêndio, embora a constituição do grupo seja regulamentada em nível nacional.
De modo geral, a equipe de formação da brigada de incêndio deve ser composta por funcionários oficiais da empresa que se voluntariam para participar da missão ao mandato de brigadista.
A maior parte do trabalho diário dos colaboradores deve ser realizada nas dependências da empresa, para que possam exercer as suas competências em caso de acidente.
O número de integrantes da brigada de incêndio será determinado pela legislação específica de cada estado, portanto as empresas devem consultar se são obrigadas a constituir corpo de bombeiros.
Membros da brigada de incêndio também têm uma hierarquia estabelecida. Ela é composta em nível crescente de autoridade por:
- Brigadistas (membros capacitados para a prevenção e combate a incêndios, bem como para a prestação de primeiros socorros),
- Líder (responsável pela coordenação dos brigadistas de um determinado setor),
- Chefe (coordenador dos brigadistas de uma determinada edificação),
- Coordenador geral (responsável pela coordenação do trabalho de todos os brigadistas em uma planta complexa com vários edifícios).
Os brigadistas devem receber um treinamento de no mínimo 12 horas, sendo que ao menos quatro dessas horas devem ser utilizadas para atividades práticas.
Quem pode dar treinamento para brigada de incêndio?
Os profissionais que desejam participar da formação da brigada devem receber treinamento em saúde, segurança e medicina do trabalho, além de registro no Ministério do Trabalho e Emprego.
Nas atividades de alto risco de incêndio, os profissionais que irão treinar a brigada deverão receber treinamento de engenharia de segurança do trabalho ou pós-graduação em algum curso superior, além de 100 horas de treinamento em primeiros socorros e outras 400 horas de treinamento em prevenção e proteção contra incêndio.
Quais as principais ações da brigada de incêndio?
A brigada de incêndio deve principalmente:
- Promover o treinamento esporádico de toda a equipe de trabalho para evacuações de emergência;
- Atuar em conjunto com a CIPA na fiscalização interna das instalações e equipamentos de segurança;
- Atuar em conjunto com a CIPA na fiscalização de situações que possam elevar o risco de incêndios, como por exemplo as instalações elétricas irregulares;
Você sabia que a Risk Management em SSTMA é uma das melhores empresas especializadas em brigadas de incêndio? Clique aqui para saber mais.
Buscando assessoria técnica em brigada de incêndio?
A brigada de incêndio desempenha um papel importante na prevenção e combate a incêndios e outros acidentes no Brasil.
Para cumprir as regulamentações e implementar as normas do sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional, sua empresa pode contar sempre com a Risk Management em SSTMA.
Procurando assessoria técnica em brigada de incêndio? (curso de brigada de incêndio)
A Risk Management em SSTMA pode não só auxiliar sua empresa na implantação da brigada de incêndio, mas também auxiliar sua empresa no cumprimento de todos os demais requisitos de segurança e saúde ocupacional exigidos por lei.
Gostou desse conteúdo?
Continue navegando pelo nosso blog para mais conteúdos como esse. Você sabe o que é gestão integrada, clique aqui para saber mais!
Nos acompanhe também pelas redes sociais (Facebook e Instagram).