Norma ISO 9001: O que é? Passo a passo para certificação?
Você sabia que o sistema da ISO 9001 pode ajudar sua empresa a alcançar outro patamar. Nesse artigo, você vai descobrir como.
Entenda como esse sistema pode beneficiar sua empresa.
Vamos começar com o básico: você sabe o que significa a sigla ISO, afinal o que é?
ISO significa “International Organization for Standardization”, ou seja, a “Organização Internacional de Normalização“.
É uma respeitada organização global com sede em Genebra, que supervisiona a padronização dos procedimentos atuais de gestão dos métodos de trabalho de grandes empresas em escala global.
A ISO 9001 faz parte de uma dessas normas, é uma certificação que atesta os padrões de qualidade e otimização da sua empresa, é um conjunto de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade.
Em suma, a ISO 9001 é um sistema de gestão cujo principal objetivo é garantir a otimização do processo, e criar um sistema de gestão da qualidade (SGQ) para auxiliar neste processo de otimização para garantir a certificação.
O sistema de gestão da qualidade serve como uma ferramenta para ajudar os gerentes a descobrir e corrigir processos ineficientes dentro da organização.
Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura organizacional, permitindo o crescimento dos negócios, mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
A ISO 9001 é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa de qualquer porte, por isso é a norma mais conhecida e adotada mundialmente por empresas de sucesso.
Gostaria de implementar a ISO 9001? Entre em contato!
Benefícios da ISO 9001 para sua empresa.
Vou listar para você agora cinco benefícios da ISO 9001 que vão colocar “aquela pulga atrás da orelha” para buscar formas de implantar essa certificação na sua empresa:
1) Reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho
Uma vez que a organização obteve o “Selo de Conformidade ISO 9001“, obteve reconhecimento nacional e internacional pela qualidade dos serviços que presta. Você ganhou uma vantagem sobre seus concorrentes.
2) Redução de custos:
Uma das principais vantagens da ISO 9001 é reduzir custos, aumentando assim a receita que a norma pode trazer para a empresa.
Alguns dos fatores que levam essa redução de custos:
- redução de desperdícios;
- identificação de problemas nos processos;
- fidelização de clientes;
- maior organização interna.
3) Otimização de processos
De acordo com a norma ISO 9001, é necessário criar um fluxo de informações que seja disseminado entre os diversos departamentos de forma mais organizada.
Permite que o sistema bloqueie o erro de forma mais rápida e eficiente a partir desta implementação.
4) Possibilita o maior desenvolvimento entre os colaboradores
Por meio da ISO 9001, os funcionários são capazes de entender todos os processos que ocorrem dentro da organização e perceber a importância de sua participação no processo.
A organização afirmou que olha para o futuro e busca melhorar, incentivar e aumentar as oportunidades de crescimento dos colaboradores.
5) Serve como recurso na busca pela qualidade total
Depois de implementar o padrão, a empresa pode prever os problemas que podem surgir no processo e resolvê-los antes que realmente aconteçam.
Você pode visualizar possíveis falhas e melhorias que devem ser implementadas.
Qual passo a passo para certificação da norma ISO 9001?
1º Passo: Defina o Método de Implementação
Tradicionalmente, as empresas contratam consultorias especializadas para realizarem o processo de diagnostico, e estruturar um cronograma de implementação sob medida da organização.
2º Passo: Escolha da Equipe
Ao iniciar o projeto de implementação a rm consultoria e a empresa definirá a equipe de gerenciamento, também chamada de comitê de gestão, visa garantir a implementação e manutenção dos processos do Sistema de Gestão. Ela é responsável por monitorar o desempenho e as melhorias a serem realizadas para a diretoria do negócio. A rm consultoria dará todo o suporte e mentoria para a equipe.
3º Passo: Diagnóstico e Planejamento
Executar um diagnóstico de atividades da empresa para estruturar e balizar as necessidades e recursos para o projeto.
4º Passo: Envolva seus Colaboradores
O papel principal da liderança com relação aos colaboradores está em manter uma comunicação eficiente com os colaboradores, explicando os benefícios, os desafios e explicando de forma clara a necessidade de colaboração mútua para engajar os colaboradores.
5º Passo: Implemente os requisitos da Norma
Essa é a parte em que começa de fato a implementação. Em geral, nesta etapa os esforços dirigem-se para o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e melhoria contínua. Em seguida, realizam-se o treinamento de colaboradores a fim de familiarizá-los com o SGQ dentro da organização.
6º Passo: Auditoria Interna
Posteriormente à implementação, sugerimos que se realize uma auditoria interna com o objetivo de encontrar possíveis erros de processo. Muitas vezes algumas mudanças ainda são necessárias ou mesmo a inclusão de dados complementares e documentações. As não-conformidades encontradas podem ser corrigidas sugerindo um apontamento para pequenas alterações ou melhorias nas conformidades.
7º Passo: Auditoria de certificação ISO 9001
Por fim, para obter a sua certificação, convoque um órgão certificador para realizar uma auditoria oficial.
Como implementá-la?
Para implementar a ISO 9001 em seu negócio, é importante contar com uma empresa especializada, que ofereça tanto o processo de auditoria, normatização interna, bem como a certificação posterior, comprovando a adequação do negócio com as diretrizes da norma.
As normas ISO, quando aplicadas nos contextos organizacionais, podem trazer uma série de benefícios para a empresa, colocando-a em patamares internacionais e garantindo uma gestão orientada para qualidade em seu negócio.
Está gostando do assunto? Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a norma ISO 9001 e outra normas.
Dúvidas frequentes sobre a norma ISO 9001
Agora responderemos às suas 3 principais perguntas sobre a norma ISO 9001.
1) Sou obrigado a ter a ISO 9001?
Não, ninguém tem obrigação.
Ter essa certificação é escolha de todo empresário.
Ela também não tem restrições quanto ao tamanho da empresa.
Agora, falamos de padrões reconhecidos e respeitados internacionalmente, por isso podem valorizar muito a imagem da sua empresa perante fornecedores, clientes e até colaboradores.
2) Para que serve, exatamente, a ISO 9001?
A ISO 9001 pode ajudar a melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a satisfação do cliente.
Por isso, a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa.
- A melhoria da gestão da empresa acontece quando:
- Identificamos o contexto que a empresa está inserida;
- Obtemos uma visão holística da organização utilizando abordagem de processos;
- Identificamos riscos que podem prejudicar o andamento das atividades;
- Medimos e avaliamos os resultados do desempenho e eficácia do processo;
- Asseguramos a melhoria contínua do processo;
- Monitorar continuamente a satisfação dos clientes.
3) Como faço para me certificar e quanto vai custar?
O único pré-requisito para a obtenção da certificação é que a empresa tenha um CNPJ formal e cumpra a legislação do seu ramo de atividade.
Quando falamos em custos, estamos falando em investimentos financeiros em treinamento de funcionários e modernização de máquinas, além da contratação de consultores profissionais para orientar você e sua empresa em todo o processo.
A essa altura, uma dica importante é escolher bem quem será seu consultor.
Gostou desse conteúdo?
Para mais informações sobre SST, continue navegando pelo nosso blog para mais conteúdos como esse.
Nos acompanhe também pelas redes sociais (Facebook e Instagram).
Leia também:
Construa a Excelência: Implemente a ISO 9001 e Alcance o Sucesso! Faça Parte da Mudança.